FAQ

Dúvidas e perguntas frequentes

Dúvidas gerais

  • O que são emails transacionais?

    Os emails transacionais são quaisquer emails enviados à contatos ou usuários, como por exemplo, emails de confirmação de cadastro, compra, boletos, notas fiscais, avisos a alunos, etc. ou para outros fins onde a entrega do conteúdo é fundamental. Diferente de email marketing, os emails transacionais devem ter a maior parte dos seus conteúdos dedicados à entregar a informação solicitada pelo destinatário. Clique aqui para saber mais.
  • Posso enviar newsletters e boletins para meus clientes?

    Sim! O serviço de SMTP dedicado é ideal para você enviar comunicados, newsletters ou boletins para sua base de clientes. Mas lembre-se de que os contatos para onde está enviando devem ter aceito receber suas mensagens (opt-in).
  • Posso enviar email marketing ou propagandas usando o SMTP da MailGrid?

    Não. Não autorizamos email marketing em nossos servidores, em nenhum plano. O serviço de SMTP dedicado é comercializado exclusivamente para empresas que necessitam enviar uma grande quantidade de emails transacionais, como confirmações de transações, alertas, boletos, faturas, notas fiscais, comunicados, entre outras informações. Se você está a procura de um SMTP para email marketing, clique aqui.
  • Fiz o cadastro, e agora?

    Após realizar o cadastro para abertura de conta, basta aguardar a verificação e confirmação dos dados. Esse processo não leva mais que 1h, dentro do horário comercial. Nossa equipe vai entrar em contato e, quando a conta for ativada, vai fornecer via email todos os dados de acesso e instruções de uso do serviço.
  • Quando recebo os dados de acesso SMTP?

    As contas são ativadas e os dados de autenticação SMTP, enviados, após a confirmação de pagamento e a validação do seu domínio de remetente, com as entradas SPF, DKIM e DMARC, que são enviadas em seu email logo após o cadastro.
  • Quanto tempo demora para minha conta ser ativada?

    Após realizar o pagamento e concluir a validação do seu domínio, a sua conta será ativada em até 1h, dentro do horário comercial. Após a ativação ocorrer, você receberá os dados de autenticação SMTP e dados de acesso ao painel de controle, em seu email de cadastro.
  • O que é cópia de segurança de emails?

    A cópia de segurança de emails é um recurso de segurança que possibilita monitorar todas as mensagens enviadas através da suas contas de email, usando nosso SMTP dedicado, garantindo a total segurança das suas informações. Desta forma, você optando em ativar esse recurso, todos os emails enviados são "copiados" de forma transparente e silenciosa, para uma conta (ou várias) de email que você definir. O recurso traz benefícios como: reduzir a probabilidade de vazamento de informações dentro da sua empresa, avaliar a performance do seu colaborador, contraprova em processos, entre outros.
  • O que é auditoria de emails?

    A auditoria de emails é uma forma de obter detalhes das mensagens enviadas, como o assunto das mensagens, headers, tamanho, etc. É disponibilizado no painel do cliente, uma área para acompanhar esses detalhes, que são armazenados de forma segura e encriptada, onde somente o próprio cliente tem acesso aos dados.
  • Como faço os envios?

    Você envia usando SMTP mesmo, direto no seu sistema, cliente de email ou aplicação. Na ativação de sua conta, você receberá os dados de autenticação SMTP, sendo uma conta SMTP com email/usuário, senha e servidor para conexão. As informações como porta e tipo de autenticação também são fornecidas. Nos planos compartilhados, é fornecida uma conta ou duas de autenticação e nos dedicados, até 10 contas para autenticação.
  • Como funciona a velocidade de envios por hora?

    Cada plano possui um limite de envios por hora, seja 1000, 2000, 3000, etc. Isso quer dizer que você poderá enviar um volume de emails dentro dessa velocidade contratada. Se por exemplo, você contratar o plano que permite enviar 1000 emails por hora, mas disparar, por exemplo, 2000 emails de uma só vez, os 200 envios excedentes (20% grátis anunciado), serão enviados na mesma hora, mas os excedentes acima de 20%, serão descartados automaticamente pelo servidor, respeitando ao limite do seu plano. Não há limite diário de envios.
  • O que acontece quando o limite mensal do meu plano for atingido?

    Em seu painel, você poderá acompanhar o seu limite mensal de envios e também o volume já enviado dentro do mês. Ao atingir 90% do seu limite mensal, você receberá um aviso em seu painel e também em seu email, alertando sobre o volume de emails, onde você poderá interromper os envios ou realizar um upgrade do seu plano. Porém, ao atingir o volume de 100% dos envios mensais, novos envios serão automaticamente bloqueados pelo servidor, sendo liberados somente mediante ao upgrade de plano ou então quando o período mensal se encerrar, liberando o limite para o próximo mês.
  • Meu domínio precisa ter o serviço de emails funcionando?

    O domínio de remetente que você escolher utilizar para os envios, deve possuir sim uma entrada DNS para MX válida, pois a grande maioria dos provedores, para quem você enviar emails, faz uma validação do "sender", ou seja, o remetente da mensagem, que é o seu domínio. Sem uma entrada MX, o provedor do destinatário não conseguirá fazer a validação do remetente e irá rejeitar as suas mensagens. A entrada MX é fornecida exclusivamente pelo seu provedor hospedagem ou emails (recebimento).
  • Posso enviar emails com qualquer domínio?

    Você pode enviar emails com o número de domínios permitido em seu plano contratado. Os domínios devem ser da sua empresa e deverão ser previamente validados e confirmados (com validação SPF, DKIM e DMARC), antes de serem liberados para uso como remetente. Ao enviar com um domínio não autorizado, as mensagens serão automaticamente descartadas com erro e não chegarão aos destinatários. Lembrando que o número de domínios permitidos para envio varia de acordo com o plano contratado.
  • Os planos permitem quantos domínios de remetente?

    Todos os planos permitem utilizar até 20 domínios de remetente, que devem ser adicionados em seu painel e devidamente confirmados e validados, para então, serem liberados para envio. Se você tiver a necessidade de usar mais que 20 domínios, você poderá adquirir outro plano adicional, no mesmo cadastro. Somente são aceitos domínios próprios, que estejam registrados e online. Não são permitidos domínios de provedores gratuitos.
  • Posso enviar com vários remetentes?

    Sim. Mesmo que você tenha contratado um plano com somente uma conta de autenticação, você pode sim enviar emails usando outros remetentes, contanto que sejam emails válidos existentes em seu domínio, no seu provedor atual (isso porque, por medida de segurança, os remetentes são validados antes dos envios). Desta forma, você pode enviar emails a partir de financeiro@seudomínio, nfe@seudominio, etc.
  • O que são remetentes ilimitados?

    Em todos os planos, você pode enviar emails com remetentes ilimitados, @seudominio.com.br (domínio que for validado), usando uma única conta de autenticação SMTP. Desta forma, você pode enviar emails a partir de financeiro@seudomínio, nfe@seudominio, etc., de forma automática, apenas informando o remetente no campo From/De, da sua aplicação.
  • Posso ter quantas contas de autenticação SMTP?

    Você pode ter até 20 contas de autenticação SMTP. Lembrando que você pode enviar emails com remetentes ilimitados, bastando informar o remetente desejado no campo From/De, da sua aplicação. As contas de autenticação são para você configurar em seu software, servidor ou aplicação, caso queira distinguir os envios e/ou filtrar no painel de relatórios. Lenbrando que, o número de contas de autenticação, depende do plano contratado.
  • Quais os softwares/clientes de email compatíveis?

    Qualquer software ou cliente de email que tenha suporte a autenticação SMTP é compatível com o MailGrid, como por exemplo Microsoft Outlook, Mac Mail, Windows Live Mail, Opera Mail, entre outros.
  • Meu sistema não tem suporte a SMTP. O que fazer?

    Mesmo que seu sistema ou aplicação não suporte o protocolo SMTP nativamente, você pode enviar suas mensagens usando nossas APIs HTTP ou JSON.
  • Já tenho meus emails funcionando em outro provedor. Precisarei mudar de hospedagem?

    Não, a utilização do nosso SMTP não influencia nem afeta o funcionamento dos seus emails já existentes. Você não precisará mudar nada no seu provedor e pode continuar a utilizar normalmente seus emails atuais. O nosso SMTP funcionará em paralelo para você realizar seus envios transacionais, sem usar os limites do seu provedor atual.
  • Preciso registrar um novo domínio só para o SMTP dedicado?

    Não é necessário, você pode usar seu domínio já existente, sem que interfira no seu site ou nos emails atuais que você já usa, em seu provedor. O nosso SMTP funcionará em paralelo para você realizar seus envios transacionais, com uma ou mais contas de envio que você escolher.
  • O que significa "validar o meu domínio"?

    Por questões de segurança, precisamos confirmar a propridade do seu domínio, isto é, se ele é seu / da sua empresa realmente. Por isso fornecemos 3 entradas DNS para serem inseridas no seu domínio, para que seja feita a validação do mesmo. Essas entradas são a SPF, DKIM e DMARC. Essas entradas irão realizar a autenticação dos seus envios, maximizando a taxa de entregas e reduzindo a rejeição das suas mensagens. Sem as entradas DNS é provável que suas mensagens sejam filtradas diretamente como lixo eletrônico/spam ou mesmo sejam rejeitadas.
  • A MailGrid garante taxas de entrega dos meus emails?

    Apesar de fornecermos ips com reputação excelente e todas as configurações de autenticação e validação (DNS reverso, SPF, DKIM, DMARC, etc), alguns provedores possuem filtros de SPAM por conteúdo ou por regras e diretrizes próprias, podendo interpretar uma mensagem legítima como SPAM, ou mesmo devolvendo a mensagem. Desta forma, a MailGrid não garante que 100% das mensagens enviadas serão entregues exclusivamente na caixa de entrada dos provedores remotos (não sendo interpretadas/sinalizadas como SPAM) ou se serão rejeitadas por violação das diretrizes dos provedores, por ser um fator impossível de previsão.
  • O DKIM melhorará a entrega de emails?

    Isso dependerá dos servidores responsáveis por verificar as mensagens de email, ou seja, os servidores dos destinatários das suas mensagens. Se uma mensagem de email for assinada usando uma assinatura DKIM e o servidor remoto (do destinatário) fizer a correta verificação/validação da chave, as chances das mensagens não serem rejeitadas aumentará, claro que levando em conta que o seu remetente/domínio apresente boa reputação de envios. A tecnologia DKIM (DomainKeys Identified Mail) permite que os destinatários certifiquem as mensagens de email recebidas. Explicando de forma simples, essa é uma maneira de confirmar o domínio do remetente por meio de uma assinatura criptografada.
  • O que é SPF?

    SPF é a abreviação de “Sender Policy Framework”, que é um sistema que evita que outros servidores enviem emails não autorizados em nome de seu domínio. O SPF é configurado por meio de uma entrada TXT adicionada na tabela de DNS de seu domínio, onde o nosso servidor é informado para ter autorização de envio de emails, utilizando o seu domínio. É importante salientar que isso não influencia nos seus emails ou sem seu funcionamento.
    Assim, quando um email é recebido, o servidor do destinatário faz uma verificação de SPF, ou seja, checando se o servidor que esta enviando a mensagem tem a autorização de uso do domínio. Caso o servidor não tenha, o email pode ser filtrado como SPAM ou mesmo rejeitado.
  • O que é MX e porque eu devo ter essa entrada no meu domínio?

    O Registro MX é uma configuração DNS associada ao seu domínio de remetente, que direciona os e-mails recebidos, para os servidores que hospedam as contas de e-mail do seu domínio. O seu domínio de remetente, precisa ter, obrigatoriamente, uma entrada MX válida, fornecida pelo seu provedor de hospedagem, pois, ao realizar envios de emails, mesmo que pelo nosso SMTP, caso o seu domínio não tenha uma entrada MX, os provedores dos destinatários dos emails (para onde você está enviando mensagens), vão rejeitar as suas mensagens, pois não conseguirão fazer a verificação de remetente (Sender Verify), identificando as mensagens como SPAM.

Pagamento

  • Após realizar o pagamento, em quanto tempo a minha conta será ativada?

    Após a confirmação de pagamento (Cartão de crédito e Paypal tem aprovação instantânea e Boleto Bancário, 1 dia útil) e realizar a validação do seu domínio, a sua conta será ativada em até 1h, dentro do horário comercial (e 12h, fora do horário comercial, finais de semana e feriados). Após a ativação ocorrer, você receberá os dados de autenticação SMTP e dados de acesso ao painel de controle, em seu email de cadastro.
  • Quais as formas de pagamento aceitas?

    A MailGrid aceita pagamentos por boleto bancário, PIX, cartões de crédito Visa, Mastercard, Elo, Hipercard, American Express e Paypal.
  • Como a fatura é enviada?

    As faturas mensais são enviadas no dia 1 ou 3 de cada mês, para o(s) endereço(s) de email(s) cadastrado(s) na conta do cliente. A MailGrid não envia faturas por correios, apenas por email. As faturas são reenviadas com 10 dias de antecedência ao vencimento e novamente, no dia do vencimento, como lembrete adicional.
  • Quando devo realizar os pagamentos?

    Oferecemos opções para pagamentos mensais ou anuais, de acordo com a necessidade do cliente. Para pagamentos mensais, os vencimentos ocorrem em um dia específico, todos os meses. Para anuais, os vencimentos ocorrem uma vez por ano.
  • O valor pago é por envios realizados?

    Não, os valores pagos são mensais, realizando envios ou não. São emitidas as faturas mensais a cada 30 dias, até que você solicite o cancelamento.
  • Mesmo se eu não usar o serviço, serei cobrado?

    Sim, pois as contratações são mensais, com renovação automática. Após contratar e realizar o pagamento, a sua conta será ativada, com a renovação automática mensal, independente se você realizar envios ou não, pois não trata-se de um serviço que cobra créditos por envios, mas sim recorrência mensal do serviço ativo. Assim, caso faça a contratação e, mesmo sem realizar envios, as faturas continuarão a ser enviadas até que você solicite o cancelamento ou, em caso de atraso no pagamento, a conta é cancelada automaticamente, após 30 dias de atraso.
  • É cobrada multa por cancelamento?

    Não, os planos tem renovação mensal e você pode solicitar o cancelamento quando desejar, sem fidelidade ou multas.
  • Como posso pedir o cancelamento?

    O cancelamento é realizado dentro do seu painel de cliente, no menu Minha Conta.
  • A MailGrid reembolsa o valor que eu pagar, se eu pedir o cancelamento?

    Não, conforme previsto em nossos Termos de Uso ( https://www.mailgrid.com.br/termos-de-uso ), aceitos por você, no momento do seu cadastro, nenhum valor pago é reembolsável, após passados 7 dias do prazo legal de desistência da compra. Em caso de cancelamento da conta, feito peloa MailGrid, por abuso ou violação dos Termos de Uso, nenhum valor pago é reembolsado.
  • A MailGrid emite nota fiscal de serviços?

    Sim, somos uma empresa brasileira e emitimos nota fiscal de serviços para todos os planos contratados. As notas fiscais são enviadas junto com as faturas de cobrança.

Painel de relatórios

  • Como acesso o painel de relatórios?

    O endereço de acesso do painel de relatórios é fornecido junto com as demais informações da sua conta, no email de "boas-vindas". Caso não tenha os dados, solicite ao suporte técnico para que seja feito o reenvio.
  • O que posso acompanhar no painel de relatórios?

    O painel de relatórios permite acompanhar todos seus envios realizados, status dos envios, análise de bounces, além de mostrar os limites do seu plano. Você pode consultar direto na tela ou exportar os dados do relatório em CSV. O painel não exibe abertura de emails ou cliques, para esse tipo de rastreamento o cliente deverá usar uma ferramenta de analytics de sua preferência, como Google Analytics, por exemplo.
  • Posso exportar os dados no painel?

    Sim, você pode exportar em CSV os relatórios de envios em seu painel, além de visualizar as informações na tela.
  • Por quanto tempo os relatórios são armazenados no painel?

    O painel de relatórios armazena o histórico de envios dos últimos 90 dias.