FAQ

Dúvidas e perguntas frequentes

Dúvidas gerais

  • O que são emails transacionais?

    Os emails transacionais são quaisquer emails enviados à contatos ou usuários, como por exemplo, emails de confirmação de cadastro, compra, boletos, notas fiscais, avisos a alunos, etc. ou para outros fins onde a entrega do conteúdo é fundamental. Diferente de email marketing, os emails transacionais devem ter a maior parte dos seus conteúdos dedicados à entregar a informação solicitada pelo destinatário. Clique aqui para saber mais.
  • Posso enviar newsletters e boletins para meus clientes?

    Sim! O serviço de SMTP dedicado é ideal para você enviar comunicados, newsletters ou boletins para sua base de clientes. Mas lembre-se de que os contatos para onde está enviando devem ter aceito receber suas mensagens (opt-in).
  • Posso enviar email marketing ou propagandas usando o SMTP?

    Não. Não autorizamos email marketing em nossos servidores. O serviço de SMTP dedicado é comercializado exclusivamente para empresas que necessitam enviar uma grande quantidade de emails transacionais, como envio de faturas, notas fiscais, comunicados, entre outras informações.
  • Fiz o cadastro, e agora?

    Após realizar o cadastro para abertura de conta, basta aguardar a verificação e confirmação dos dados. Nossa equipe vai entrar em contato e, quando a conta for ativada, vai fornecer via email todos os dados de acesso e instruções de uso do serviço.
  • O que é auditoria de emails?

    A auditoria de emails é um recurso de segurança que possibilita monitorar todas as mensagens enviadas através da suas contas de email, usando nosso SMTP dedicado, garantindo a total segurança das suas informações. Desta forma, você optando em ativar esse recurso, todos os emails enviados são "copiados" de forma transparente e silenciosa, para uma conta (ou várias) de email que você definir. A auditoria traz benefícios como: reduzir a probabilidade de vazamento de informações dentro da sua empresa, avaliar a performance do seu colaborador, contraprova em processos, entre outros.
  • Como faço os envios?

    Você envia usando SMTP mesmo, direto no seu sistema, cliente de email ou aplicação. Na ativação de sua conta, você receberá os dados de autenticação SMTP, sendo uma conta SMTP com email/usuário, senha e servidor para conexão. As informações como porta e tipo de autenticação também são fornecidas. Nos planos compartilhados, é fornecida uma conta ou duas de autenticação e nos dedicados, até 10 contas para autenticação.
  • Como funciona a velocidade de envios por hora?

    Cada plano possui uma velocidade limite de envios por hora, seja 700, 1500, 3000, etc. Isso quer dizer que você poderá enviar um volume de emails dentro dessa velocidade contratada. Se por exemplo, você contratar o plano Iniciante, que permite enviar 700 emails por hora, e disparar 840 emails de uma só vez, os 140 excedentes serão colocados em fila e processados na próxima hora. Isso porque o servidor possui uma tolerância de 20%. Porém se enviar um volume maior que 20%, ou neste exemplo do plano Iniciante, você disparar 2000 emails de uma só vez, então o excedente será descartado automaticamente pelo servidor, devolvendo uma mensagem de erro.
    Por isso é importante saber qual é o volume de emails que enviará por hora, para então contratar o plano mais adequado para seus envios.
  • Posso enviar a partir de qualquer domínio?

    Os envios são realizados usando seu domínio próprio, que será validado com as entradas SPF, DKIM e DMARC, para maximizar as taxas de entrega dos seus envios. No plano Iniciante, você pode utilizar 1 domínio, no Básico, 2 domínios validados, no Turbo, 3 domínios validados, no Super 4 domínios validados, no Profissional 6 domínios validados e no Dedicado ilimitados domínios. Independente do número de domínios, você pode enviar usando remetentes ilimitados @seudominio.com.br, por exemplo.
  • Posso enviar com vários remetentes?

    Mesmo que você tenha contratado um plano com somente uma conta de autenticação, você pode sim enviar emails usando outros remetentes, contanto que sejam emails válidos existentes em seu domínio, no seu provedor atual (isso porque, por medida de segurança, os remetentes são validados antes dos envios). Desta forma, você pode enviar emails a partir de financeiro@seudomínio, nfe@seudominio, etc.
  • Quais os softwares/clientes de email compatíveis?

    Qualquer software ou cliente de email que tenha suporte a autenticação SMTP é compatível com o MailGrid, como por exemplo Microsoft Outlook, Mac Mail, Windows Live Mail, Opera Mail, entre outros.
  • Meu sistema não tem suporte a SMTP. O que fazer?

    Mesmo que seu sistema ou aplicação não suporte o protocolo SMTP nativamente, você pode enviar suas mensagens usando nossas APIs HTTP ou JSON.
  • Já tenho meus emails funcionando em outro provedor. Precisarei mudar de hospedagem?

    Não, a utilização do nosso SMTP não influencia nem afeta o funcionamento dos seus emails já existentes. Você não precisará mudar nada no seu provedor e pode continuar a utilizar normalmente seus emails atuais. O nosso SMTP funcionará em paralelo para você realizar seus envios transacionais, sem usar os limites do seu provedor atual.
  • Preciso registrar um novo domínio só para o SMTP dedicado?

    Não é necessário, você pode usar seu domínio já existente, sem que interfira no seu site ou nos emails atuais que você já usa, em seu provedor. O nosso SMTP funcionará em paralelo para você realizar seus envios transacionais, com uma ou mais contas de envio que você escolher.
  • O que significa "validar o meu domínio"?

    Por questões de segurança, precisamos confirmar a propridade do seu domínio, isto é, se ele é seu / da sua empresa realmente. Por isso fornecemos 3 entradas DNS para serem inseridas no seu domínio, para que seja feita a validação do mesmo. Essas entradas são a SPF, DKIM e DMARC. Essas entradas irão realizar a autenticação dos seus envios, maximizando a taxa de entregas e reduzindo a rejeição das suas mensagens. Sem as entradas DNS é provável que suas mensagens sejam filtradas diretamente como lixo eletrônico/spam ou mesmo sejam rejeitadas.
  • O DKIM melhorará a entrega de emails?

    Isso dependerá dos servidores responsáveis por verificar as mensagens de email, ou seja, os servidores dos destinatários das suas mensagens. Se uma mensagem de email for assinada usando uma assinatura DKIM e o servidor remoto (do destinatário) fizer a correta verificação/validação da chave, as chances das mensagens não serem rejeitadas aumentará, claro que levando em conta que o seu remetente/domínio apresente boa reputação de envios. A tecnologia DKIM (DomainKeys Identified Mail) permite que os destinatários certifiquem as mensagens de email recebidas. Explicando de forma simples, essa é uma maneira de confirmar o domínio do remetente por meio de uma assinatura criptografada.
  • O que é SPF?

    SPF é a abreviação de “Sender Policy Framework”, que é um sistema que evita que outros servidores enviem emails não autorizados em nome de seu domínio. O SPF é configurado por meio de uma entrada TXT adicionada na tabela de DNS de seu domínio, onde o nosso servidor é informado para ter autorização de envio de emails, utilizando o seu domínio. É importante salientar que isso não influencia nos seus emails ou sem seu funcionamento.
    Assim, quando um email é recebido, o servidor do destinatário faz uma verificação de SPF, ou seja, checando se o servidor que esta enviando a mensagem tem a autorização de uso do domínio. Caso o servidor não tenha, o email pode ser filtrado como SPAM ou mesmo rejeitado.

Pagamento

  • Quais as formas de pagamento aceitas?

    A MailGrid aceita pagamentos por boleto bancário, cartões de crédito Visa, Mastercard, Elo, Hipercard, American Express e Paypal.
  • Como a fatura é enviada?

    As faturas mensais são enviadas no dia 1 de cada mês, para o(s) endereço(s) de email(s) cadastrado(s) na conta do cliente. A MailGrid não envia faturas por correios, apenas por email.
  • Quando devo realizar os pagamentos?

    Oferecemos opções para pagamentos mensais ou anuais, de acordo com a necessidade do cliente. Para pagamentos mensais, os vencimentos ocorrem em um dia específico, todos os meses. Para anuais, os vencimentos ocorrem uma vez por ano.
  • É cobrada multa por cancelamento?

    Não, os planos tem renovação mensal e você pode solicitar o cancelamento quando desejar, sem fidelidade ou multas.

Painel de relatórios

  • Como acesso o painel de relatórios?

    O endereço de acesso do painel de relatórios é fornecido junto com as demais informações da sua conta, no email de "boas-vindas". Caso não tenha os dados, solicite ao suporte técnico para que seja feito o reenvio.
  • O que posso acompanhar no painel de relatórios?

    O painel de relatórios permite acompanhar todos seus envios realizados, status dos envios, análise de bounces, além de mostrar os limites do seu plano. Você pode consultar direto na tela ou exportar os dados do relatório em CSV. O painel não exibe abertura de emails ou cliques, para esse tipo de rastreamento o cliente deverá usar uma ferramenta de analytics de sua preferência, como Google Analytics, por exemplo.
  • Posso exportar os dados no painel?

    Sim, você pode exportar em CSV os relatórios de envios em seu painel, além de visualizar as informações na tela.