FAQ

Dúvidas e perguntas frequentes

Dúvidas gerais

  • O que são emails transacionais?

    Os emails transacionais são quaisquer emails enviados à contatos ou usuários, como por exemplo, emails de confirmação de cadastro, compra, boletos, notas fiscais, avisos a alunos, etc. ou para outros fins onde a entrega do conteúdo é fundamental. Diferente de email marketing, os emails transacionais devem ter a maior parte dos seus conteúdos dedicados à entregar a informação solicitada pelo destinatário. Clique aqui para saber mais.
  • Posso enviar email marketing ou propagandas usando o SMTP?

    Não. O serviço de SMTP dedicado é comercializado exclusivamente para empresas que necessitam enviar uma grande quantidade de emails transacionais, como envio de faturas, notas fiscais, comunicados, entre outras informações. Esse serviço não é autorizado para uso com email marketing, apenas emails transacionais. Nós somos totalmente contra o SPAM.
  • Fiz o cadastro, e agora?

    Após realizar o cadastro para abertura de conta, basta aguardar a verificação e confirmação dos dados. Nossa equipe vai entrar em contato e fornecer, via email, todos os dados de acesso e instruções de uso do serviço.
  • Como faço os envios?

    Na ativação de sua conta, você receberá os dados de autenticação SMTP, sendo uma conta SMTP com email/usuário, senha e servidor para conexão. As informações como porta e tipo de autenticação também são fornecidas. Nos planos compartilhados, é fornecida uma conta ou duas de autenticação e nos dedicados, até 10 contas para autenticação.
  • O que são contas de autenticação?

    Quando sua conta é ativada, dependendo do plano contratado, fornecemos uma ou mais contas para autenticação SMTP. Se você precisa realizar envios, por exemplo, a partir do seu software ERP, tendo mais de uma unidade (matriz, filial, etc.), você pode colocar uma conta de autenticação diferente em cada configuração. No painel de relatórios, você pode filtrar os envios realizados por conta de autenticação, e ainda exportar em CSV.
  • Posso enviar com vários remetentes?

    Mesmo que você tenha contratado um plano com somente uma conta de autenticação, você pode sim enviar emails usando outros remetentes, contanto que sejam emails válidos existentes em seu domínio, no seu provedor atual (isso porque, por medida de segurança, os remetentes são validados antes dos envios). Desta forma, você pode enviar emails a partir de financeiro@seudomínio, nfe@seudominio, etc.
  • Quais os softwares/clientes de email compatíveis?

    Qualquer software ou cliente de email que tenha suporte a autenticação SMTP é compatível com o MailGrid, como por exemplo Microsoft Outlook, Mac Mail, Windows Live Mail, Opera Mail, entre outros.
  • Já tenho meus emails funcionando em outro provedor. Precisarei mudar de hospedagem?

    Não, a utilização do nosso SMTP não influencia nem afeta o funcionamento dos seus emails já existentes. Você não precisará mudar nada no seu provedor e pode continuar a utilizar normalmente seus emails atuais. O nosso SMTP funcionará em paralelo para você realizar seus envios transacionais, sem usar os limites do seu provedor atual.
  • Preciso registrar um novo domínio só para o SMTP dedicado?

    Não é necessário, você pode usar seu domínio já existente, sem que interfira no seu site ou nos emails atuais que você já usa, em seu provedor. O nosso SMTP funcionará em paralelo para você realizar seus envios transacionais, com uma ou mais contas de envio que você escolher.
  • O que é SPF?

    SPF é a abreviação de “Sender Policy Framework”, que é um sistema que evita que outros servidores enviem emails não autorizados em nome de seu domínio. O SPF é configurado por meio de uma entrada TXT adicionada na tabela de DNS de seu domínio, onde o nosso servidor é informado para ter autorização de envio de emails, utilizando o seu domínio. É importante salientar que isso não influencia nos seus emails ou sem seu funcionamento.
    Assim, quando um email é recebido, o servidor do destinatário faz uma verificação de SPF, ou seja, checando se o servidor que esta enviando a mensagem tem a autorização de uso do domínio. Caso o servidor não tenha, o email pode ser filtrado como SPAM ou mesmo rejeitado.

Pagamento

  • Quais as formas de pagamento aceitas?

    A MailGrid aceita pagamentos por boleto bancário, depósito/transferência bancária, cartões de crédito Visa, Mastercard, Elo, Hipercard, American Express e Paypal.
  • Como a fatura é enviada?

    As faturas mensais são enviadas no dia 1 de cada mês, para o(s) endereço(s) de email(s) cadastrado(s) na conta do cliente. A MailGrid não envia faturas por correios, apenas por email.
  • Quando devo realizar os pagamentos?

    Oferecemos opções para pagamentos mensais ou anuais, de acordo com a necessidade do cliente. Para pagamentos mensais, os vencimentos ocorrem em um dia específico, todos os meses. Para anuais, os vencimentos ocorrem uma vez por ano.

Painel de relatórios

  • Como acesso o painel de relatórios?

    O endereço de acesso do painel de relatórios é fornecido junto com as demais informações da sua conta, no email de "boas-vindas". Caso não tenha os dados, solicite ao suporte técnico para que seja feito o reenvio.
  • Posso exportar os dados no painel?

    Sim, você pode exportar em CSV os relatórios de envios em seu painel, além de visualizar as informações na tela.